4 formas simples de apoiar a diversidade no seu local de trabalho

4 formas simples de apoiar a diversidade no seu local de trabalho

Com eventos recentes nos noticiários colocando a desigualdade racial e de gênero mais uma vez no centro das atenções, há um foco renovado no debate sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Embora os esforços de diversidade e inclusão não sejam novidade, poucas pessoas discordariam de que transformar o mercado de trabalho em um ambiente mais inclusivo continua sendo um esforço em progresso.

Uma pesquisa de 2019 da Gartner, por exemplo, descobriu que apenas 36% dos líderes americanos de departamentos de diversidade e inclusão (D&I) classificam sua organização como eficaz na construção de uma força de trabalho mais diversificada.

No entanto, quando os funcionários adotam a visão de sua organização, no que diz respeito à diversidade e inclusão, todos se beneficiam. Um local de trabalho diversificado e inclusivo promove um sentimento de pertencimento entre os funcionários e resulta em um ambiente saudável e também em uma melhor tomada de decisão das equipes – além de muitos outros benefícios práticos.

Contudo, o sucesso dos esforços referentes à diversidade e inclusão de uma organização depende muito do apoio de todos – não apenas da alta administração. Dessa forma, separamos a seguir algumas ideias para ajudá-lo a apoiar ativamente, daqui para frente, a diversidade e a inclusão em seu ambiente de trabalho.

 

Conscientize-se do viés inconsciente

 

O viés inconsciente ocorre quando você toma decisões ou trata os outros de uma determinada maneira com base em um conjunto de suposições ou estereótipos subconscientes. O preconceito inconsciente é generalizado; existem inúmeros preconceitos inconscientes, incluindo:

  • Viés de fora do grupo (percebendo aqueles que são diferentes negativamente);
  • Viés de afinidade (dar preferência aqueles que são mais parecidos com você);
  • Viés de ponto cego (identificando vieses nos outros, mas não em você mesmo).

Para apoiar a diversidade e a inclusão em seu local de trabalho, pense nas suposições que você faz sobre outros indivíduos ou grupos e desafie-se a examinar como esses preconceitos afetam suas interações. À medida que você se torna mais consciente do viés inconsciente, pode tomar atitudes para eliminá-lo do seu dia a dia.

 

Entenda a postura da sua organização

 

Cada organização tem sua própria abordagem para diversidade e inclusão. Esteja o seu empregador apenas começando a desenvolver ações de diversidade e inclusão, ou se já existe um grande programa interno referente ao assunto, você deve sempre buscar se informar.

Saber o que sua organização está fazendo para promover uma cultura de justiça e igualdade pode ajudá-lo a identificar novas maneiras de agir.

Ao falar com os representantes da sua empresa (RH ou líderes de setor) você pode entender os esforços atuais para apoiar a inclusão em seu local de trabalho e o que está por vir no futuro. Quanto mais você souber, mais fácil será apoiar iniciativas importantes.

 

Se envolver nessa conversa é necessário

 

Muitas empresas têm uma série de atividades abertas à participação dos funcionários, incluindo programas de orientação, grupos de discussão e atividades voluntárias.

Participar de uma ou mais atividades não apenas ajuda você a aprender como melhorar a diversidade e a inclusão onde trabalha, mas também pode ajudá-lo a sair de sua zona de conforto e conhecer novos colegas de trabalho.

Aqui estão apenas algumas maneiras de você se envolver nessa conversa tão necessária:

  • Ser voluntário para orientar alguém que pode se beneficiar de seu conhecimento/experiência;
  • Participar de cafés e outras sessões sobre temas de diversidade;
  • Juntar-se ao conselho de diversidade da empresa;
  • Falar com o RH e perguntar sobre outras formas de se envolver.

 

Seja um funcionário inclusivo

 

Por fim, seja você um estagiário ou um gerente, você pode apoiar a diversidade e a inclusão por meio do exemplo. Como um funcionário inclusivo, você pode ajudar a criar um ambiente de trabalho acolhedor, onde as pessoas tratam umas às outras de forma justa.

Tome as seguintes ações para mostrar liderança nas iniciativas de diversidade e inclusão:

  • Respeite cada indivíduo pelas experiências e capacidades únicas que eles trazem para a equipe;
  • Colabore com outras pessoas dentro da sua equipe e pessoas de outros departamentos, recebendo visões diferentes das suas;
  • Trabalhe proativamente para ajudar os outros a se sentirem parte do grupo;
  • Se você é um gestor, procure contratar uma equipe diversificada e celebre as diferentes perspectivas de cada membro.

Quando você toma medidas para apoiar as iniciativas de diversidade e inclusão onde trabalha, você não apenas apoia um aspecto importante da cultura de sua empresa, mas também faz sua parte para ajudar toda a organização a ter sucesso e contribui para o progresso da sociedade como um todo.

Para conhecer mais sobre privilégio e como ser um aliado neste tema, conheça o curso Como Ser um Aliado em Diversidade e Inclusão.

 

Augusto Cuginotti

Artigo de Augusto Cuginotti

Publicados 18 julho 2022