A Importância da Comunicação nas Organizações

A Importância da Comunicação nas Organizações

Vivemos num mundo onde a comunicação acontece constantemente e permeia todas as ações sociais que fazemos, exatamente como todo ser humano. Quer estejamos em casa, na empresa, ou fora com amigos, estamos constantemente nos comunicando uns com os outros.

A forma como comunicamos diz muito sobre nós como indivíduos, bem como sobre as organizações a que pertencemos. A fim de compreender e mudar a cultura de uma organização, é importante primeiro olhar para a forma como ela comunica.

A comunicação social e organizacional pode ser definida como a forma como os membros de uma organização interagem entre si, tanto verbalmente como não verbalmente. Isto inclui as histórias que são contadas dentro da organização, assim como as declarações que são feitas sobre a organização para o mundo exterior. A forma como uma organização comunica diz muito sobre a sua cultura, o clima e as operações.

Se queremos mudar a cultura de uma organização, precisamos começar por mudar as conversas e comunicações que ocorrem dentro dela. A comunicação está no coração da cultura organizacional, e ao compreendê-la melhor, podemos começar a fazer as mudanças que queremos ver.

 

Porque é importante investir em entender comunicação na organização?

 

A resposta é simples: porque a comunicação é o sangue vital de qualquer organização. A forma como as pessoas comunicam mostra como a organização atua tanto na sua interação interna como com os seus clientes. Ela está refletida em toda mensagem que as pessoas produzem, seja dentro da empresa, na conversa de colaboradores nos intervalos ou mesmo nas redes sociais.

Mudar a cultura de uma organização significa compreender a forma como ela comunica, as histórias que conta e escolhe replicar, e as afirmações que faz sobre si mesma e sobre o mundo. Se quisermos mudar a cultura, temos de mudar as conversas e comunicações que são feitas no ambiente organizacional.

Compreender a importância da comunicação como a ação que tomamos como seres sociais é uma parte chave para colocar a comunicação e a conversa como centrais para a cultura, clima e operações organizacionais.

A comunicação deixa de ser apenas uma forma de descrevermos as ações que fazemos ou pretendemos fazer e passa a ser o instrumento central com o qual fazemos declarações de futuro e coordenamos ações com os outros.

Desta forma, a comunicação nas organizações também é uma parte chave da estratégia organizacional.

Investir na compreensão da comunicação significa fazer da conversa e da ação comunicativa a peça central de como pensamos sobre a vida organizacional. Está na hora de tornar a comunicação central na nossa vida profissional e em como entendemos organizações.

 

Captar a cultura da organização através de sua decisões e histórias

 

Existem duas formas de se captar a cultura de uma organização, formas de entender como ela funciona sem apelar para genéricos modelos de arquétipos ou enquetes pré prontas. O que temos que fazer é captar as decisões que a organização toma e também as histórias que ela propaga.

 

Decisões, escolhas e poder nas organizações

 

Quando falamos de decisões em uma organização, estamos falando de suas escolhas, de quais caminhos são trilhados e quais não. Cada decisão que uma organização toma é uma história em si mesma, uma demonstração do tipo de coisas que a organização valoriza. Por exemplo, se uma organização decide investir numa nova linha de produtos, podemos ver que valoriza o crescimento. Se eles decidirem reduzir a sua força de trabalho, podemos ver que em algum contexto valorizam eficiência em detrimento da satisfação dos empregados.

Soma-se a isso o próprio processo de tomada de decisão. Como é que ela toma decisões? Que factores são considerados? Quem faz a definição final? O que acontece quando há desacordo? As respostas a estas perguntas nos dão uma boa ideia de como o poder funciona dentro da organização e que tipo de cultura foi estabelecida.

 

O poder das histórias no ambiente de trabalho

 

As histórias são uma das ferramentas mais poderosas que as organizações têm à sua disposição. As histórias podem ser usadas para explicar decisões, construir um sentido de comunidade e de propósito comum, e transmitir valores e tradições. Também podem ser usadas para moldar a cultura de uma organização, reforçando certos comportamentos e excluindo outros.

Uma das coisas mais importantes compreender as histórias é que elas nunca são neutras. Todas as histórias têm um ponto de vista, uma forma de olhar para o mundo. E cada história é contada por uma razão, para atingir algum propósito.

As organizações precisam de estar conscientes das histórias que contam e dos propósitos que servem. As histórias são um espelho da cultura da organização e ouvir as historias permite que possamos ouvir decisões e julgamentos dos seus membros em contexto, ou seja, sem as costumeiras abstrações que em geral nos levam a declarações de lugar comum.

 

Comunicação essencial para compreender cultura organizacional

 

A comunicação é essencial em qualquer organização como forma de compreender a cultura e tomar decisões estratégicas. Ao compreender como as histórias são usadas para moldar uma organização, podemos navegar melhor em entender cultura organizacional. Capturar as decisões tomadas pelas organizações e as histórias que elas contam nos ajuda a ver como o poder funciona dentro dela e que valores ela aprecia, nos ajuda a entender as escolhas e caminhos, declarados ou não, que representam a verdadeira cultura da organização.

 

Conheça o curso Narrativa, Complexidade e Sensemaker - nele você explorará o poder das histórias para entender e influenciar cultura na organização e ferramenta para fazer intervenções que mudam o cenário empresarial.

Augusto Cuginotti

Artigo de Augusto Cuginotti

Publicados 08 julho 2022